segunda-feira, 22 de junho de 2009


Principais Problemas Cardíacos








Infarto do miocárdio
È o entupimento agudo de uma artéria do coração por um coágulo, um trombo que se desprende de um ateroma, isto é, de uma placa de gordura que se deposita na parede da artéria e bloqueia a circulação sanguínea. Privada de oxigenação, essa área sofre lesões irreversíveis que caracterizam o infarto do miocárdio. A gravidade desse acidente vascular está proporcionalmente ligada à importância e extensão da musculatura cardíaca que deixou de ser irrigada.
Angina
É uma síndrome clínica caracterizada por dor ou desconforto em qualquer das seguintes regiões: tórax, epigástrio, mandíbula, ombro, dorso ou membros superiores, sendo tipicamente desencadeada ou agravada com atividade física ou estresse emocional e atenuada com uso de nitroglicerina e derivados. A angina usualmente acomete portadores de DAC com comprometimento de, pelo menos, uma artéria epicárdica. Entretanto, pode também ocorrer em casos de doença cardíaca valvar, cardiomiopatia hipertrófica e hipertensão não controlada. Pacientes com coronárias normais e isquemia miocárdica relacionada ao espasmo ou disfunção endotelial também podem apresentar angina.
Hipertensão Arterial
É um importante fator de risco para doenças decorrentes deaterosclerose e trombose, que se exteriorizam, predominantemente, por acometimentocardíaco, cerebral, renal e vascular periférico. É responsável por 25% a 40% da etiologia multifatorial das doenças isquêmicas do coração e dos acidentes vasculares cerebrais, respectivamente. Esta multiplicidade de conseqüências coloca a hipertensão arterial na origemdas doenças crônico-degenerativas e, portanto, a caracteriza como uma das causas de maior redução da qualidade e expectativa de vida dos indivíduos com hipertensão arterial sistêmica.
Aterosclerose
É a principal causa de mortalidade no Brasil. Essa doença é multifatorial e a sua prevenção passa pela identificação e controle, não só das dislipidemias, mas do conjunto dos fatores de risco. Fatores de risco para doença cardiovascular coronarianaAlguns principais fatores de risco para doença arterial coronariana são conhecidos e comprovados , como hipertensão arterial sistêmica, tabagismo, dislipidemias, obesidade, sedentarismo, diabetes mellitus e antecedentes familiares.O cigarro duplica o risco na doença arterial coronarianae 30% delas são atribuídas ao número de cigarros fumados.
Fatores de risco modificáveis: dieta, níveis sanguineos de lipídios, hipertensão , fumo, sedentarismo, excesso de peso, tensão e estresse.
Epidemiologia
A doença cardíaca coronariana constitui o principal problema de saúde e a causa primária de morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário